PRINCÍPIOS
Somos uma escola que valoriza a cultura da infância. Trabalhamos para ser um lugar onde as crianças possam construir vínculos afetivos de qualidade e tenham seu cotidiano marcado pelo brincar, pela relação com a natureza, por investigações e descobertas significativas. Nessa concepção de educação comprometida com o hoje acreditamos em princípios fundamentais como:
A relação família-escola.
Acreditamos que a abertura e a comunicação com as famílias é fator determinante para o desenvolvimento das crianças e o fortalecimento de uma educação compartilhada. Através desta parceria todos crescem.
Escola aprendente, onde todos educam e todos aprendem.
Partimos do pressuposto que a aprendizagem se dá na relação e, desta forma, aprendemos e reaprendemos o tempo todo. Somos uma escola em constante transformação, refletindo sobre nosso fazer pedagógico e buscando a excelência em nossas ações. Nossos educadores estão em constante aprimoramento, não acreditamos em saberes prontos, concluídos, fechados, mas sim em construção, processo e transformação.
Protagonismo infantil e a
conexão com a natureza.
Na Territórios do Aprender as descobertas, investigações e aprendizagens acontecem na relação direta com a natureza e os espaços. O contato com a terra, a água, as plantas fazem parte do dia-a-dia na escola. Incentivamos as crianças e os adultos a reconhecerem o valor da simplicidade e da beleza nas situações do cotidiano, na flor que nasce, na joaninha que aparece no jardim, nos cuidados com a horta, na fruta que colhemos, na chuva que cai, nos cheiros e cores.
O Brincar
“As crianças não brincam de brincar.
Brincam de verdade.” Mario Quintana
É através do brincar que a criança faz seus ensaios no mundo, cria repertórios, desenvolve habilidades e competências essenciais para se relacionar e criar estratégias. É brincando que ela pode estabelecer relações entre seus percursos de vida e até mesmo reconstruí-los e resignificá-los. A criança utiliza a linguagem do brincar para comunicar seu modo de pensar o mundo.
Essa entrega, essa liberdade, esse prazer pelo livre brincar só é possível se a criança estiver cercada de adultos que compreendam esse processo e respeite seu tempo.
Na nossa escola a criança tem espaço e tempo para viver a infância em toda a sua plenitude.
Escola como espaço de relações,
de escuta e empatia.
O aprendizado se dá no encontro, na construção de vínculos autênticos, genuínos e é a partir desta construção que o educador além de ensinar conteúdos, ensina a relação, o afeto, o outro.
Acreditamos que essa relação se inicia a partir de uma escuta ativa, que parte de um envolvimento e de uma curiosidade sobre o que acontece no aqui e agora. A escuta é emoção, e quando legítima provoca empatia e reciprocidade.